terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Os Livros de José Jaime-In Memorian




O livro do professor José Jaime é o mais completo do gênero, em se tratando de pessoas exclusivamente do dia a dia desta cidade. A pesquisa feita pelo escritor foi primorosa e dá a nítida impressão que ele não deixou ninguém de fora. A começar pela sua família. A mãe Ana de Souza Rolim era carinhosamente chamada de “Nana”. A esposa Antonia de Lemos Filha, é “Branquinha”. E por aí vai.
Na letra “A” José Jaime enumera mais de uma centena de pessoas com apelidos os mais diversos. De “Alicate” a “Anjinho”. Na letra “B” o pesquisador abrange um universo de personagens locais conhecidos através de alcunhas: “Brexola”, “Berro Grosso”, “Bozoca”, “Boca Negra”, “Barrão”. Na letra “C” segue outra variedade de apelidos: “Cueca”, “Chupa-Chupa”, “Chico Peidão”, “Chico Bebe Mijo”, “Chico Priquito”, “Chico Veado”...
O mais interessante no livro de José Jaime, “Recordações de Areia Branca”, são os apelidos com nomes curiosos de animais, como “Ciço Boi”, “Manel da Cachorrinha”, “Macaco”, “Chico Preguiça”, “Burrego”. Com autoridades, os destaques são para os apelidos “Cabo Ilo”, “Ciço Majó”, “Capitão da Barra”. Com lugares: “Zé Mossoró”, “Chico Macau”, “Zé Pernambuquinho”, João do Mel”, “Severina Patu”, “Zé de Grossos”.
Também há aqueles apelidos envolvendo o bonito e o feio. Vejamos: “Lindeza”, “Feioso”, “Gracinha Elegante”, “Zé Bonitinho”, “Belinha”, etc. Os religiosos: “Manel Padre”, “Antônio Sacristão”, “Manoel do Rosário”, “Divino”, “Geraldo Milagre”, “Maria Caridade”, “Raimundo de Santa”, “Chico Santeiro”. Apelidos com nomes de cores: “Chico Preto”, “Moreninha”, “Antonio Encarnado”, “Violeta”. Nomes de alimentos: “Manel Bolacha”, “Zefa Rapadura”, “Pé de Grude”, “Feijão de Corda”, “Manteiga”, “Carlinhos Beiju”, Chico dos Queijos”.
José Jaime não esqueceu de enumerar os apelidos com nome de peixes: “Vicente Baleia”, “Maria Espada”, “Pêdo Sirigado”, “Boca de Bagre”, “Amaro Carapeba”, “Cangulinho”, “Toim Dentão”. Apelidos com nomes de temperos: “Colorau”, “Manel Vinagre”, “Maninho Cebola”, “Cabeça de Alho”, “Cebolinha”. Apelidos com frutas: “Raimundo Caju”, “Manga Azeda”, “Chico Melão”, “Ciço Macaúba”. Com Fumos e congêneres: “Fumo Bom”, “Mariquinha Cachimbo”, “Charuto”, “Brejeiro”, “Fumeiro”, Coxia”. Apelidos com batráquios: “Jia”, “Sapo Verde” e “Caçote”.
Outras curiosidades contidas no livro de José Jaime, são os apelidos com nome de flores, como “Rosinha” e “Violeta”. Os fogos de artifícios também emprestaram suas denominações a muitos areia-branquenses, como “Zé Chumbinho”, “Busca-Pé” e “Caramuru”. Com bebidas destaque 

para os conhecidos “Chico do Vinho”, “Chico da Cachaça” e “Marcos Montila”. Com transportes: “Pêdo Caminhão”, “Chico da Lambreta”, “Marinete”, “Carlinhos Motorzinho”. E também apelidos com nome de insetos: “Vicente Besouro”, “João Barata”, “Piolho”, “Mosquitinho”. E agora a vez das aves: “Passo de Ema”, “Chico das Galinhas”, “Passarinho” e “Antonho do Galo”.         
Por último, o livro de José Jaime trás preciosidades como os apelidos com números: “Duzentos”, “Zé Treze Anos”, “Duas de Cem”, e “Cinqüentinha”. Com répteis: “Cobra”, “Maria Jararaca”, “Manel Lagartixa” e “Pêdo Jacaré”. Com assombrações: “Tatico Diabo”, “Visão da Noite”, “Alma” e “Cão”. E finalmente, apelidos com times de futebol: “Severina Bangu”, “Baraúna”, “Oscar Flamengo”, “Ceará” e “João Gama”.
Uma observação feita pelo autor, é que todos os apelidos contidos no livro foram escritos de acordo como são pronunciados e conhecidos, mesmo que isso implique em erro de ortografia.




Zé Jaime apresenta pequenas crônicas e algumas informações similares a verbetes de uma enciclopédia sobre diversos assuntos, desde o Congresso Eucarístico de 1938 até amenidades do dia-a-dia, como as aventuras no beco do carago. Embora não tenha passado por um bom tratamento editorial, para uma apresentação mais ordenada das crônicas e dos verbetes, o material é muito interessante.


Um comentário:

  1. Obrigada pela homenagem a papai.
    Infelizmente os 3 livros escritos por ele foram feitos em produção totalmente caseira, desde o recorte das folhas até a colagem das capas. Nunca encontramos apoio para uma produção em escala maior e com qualidade de uma gráfica. Lembro das madrugadas em que eu, meu esposo e minha mãe ficavamos recortando as folhas, organizando as páginas, colando as capas, etc.
    Mas valeu muito, pois até hoje papai recebe reconhecimento pelo trabalho, sempre com palavras carinhosas assim como as suas.
    obrigada de coração!!!
    Parabéns pelo blog. Agora terei parada obrigatório sempre por aqui.

    ResponderExcluir