terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Escritores de Areia Branca-RN

Evaldo Alves 

Evaldo Alves de Oliveira, nascido em abril de 1945, é filho de José Silvino e Ester. Em janeiro de 1960,ele e seus nove irmãos, na companhia dos pais, foram morar em Natal. Em Areia Branca, moravam na Rua do Meio, e nos últimos treze anos em AB (de 1947 a 1960) seu pai teve uma mercearia na Rua da Frente, que tinha como principal função o abastecimento das barcaças que transportavam sal. Seu pai também era músico, e tocava em uma bandinha que animava os intervalos dos filmes no Cine Coronel Fausto. Formou-se em Medicina em Natal, e em janeiro de 1972 foi para Brasília, onde se especializou em Pediatria e, posteriormente, em Homeopatia (em São Paulo).

Este livro de Evaldo Alves de Oliveira, publicado em 2001, é inteiramente autobiográfico. As deliciosas 76 páginas podem ser devoradas em algumas dezenas de minutos, de tão agradáveis. Aqui não importa se você viveu ou não em Areia Branca. Leia o livro, é universal. Corresponde perfeitamente ao princípio: Nós em Areia Branca, eles em Amarcord.
                                                             Deífilo Gurgel



Areiabranquense, essa é uma obra primorosa. Publicada pelo autor, Deífilo Gurgel, em 2002, é o resultado de treze anos de pesquisa. Renomado folclorista, o autor é mais do que afeito à pesquisa historiográfica, é um competente investigador de arquivos históricos e alfarrábios diversos. Se isso serve para justificar a qualidade da obra e lhe emprestar confiabilidade, também orienta críticas a algumas falhas editoriais.
Por exemplo, uma obra desse gênero não pode deixar de ter um índice remissivo. Não digo nem um índice onomástico, que é muito comum, digo mesmo índice remissivo, 
que é mais completo. As fotos são utilizadas sem os créditos às fontes, quer seja dos autores, ou das publicações onde elas foram obtidas. Deífilo não relaciona, ao final do livro, a bibliografia consultada. Ele o faz ao final dos capítulos. Poderia fazer assim, desde que repetisse no final.
"Lembranças"
Autor: Deífilo Gurgel
"...Quero vagabundear de novo pelas ruas: passar na Rua da Frente, ir à Fuzarca, visitar a favela, a Rua da Tarrafa, voltar ao Beco da Galinha Morta, ver o Canto do Mangue, a Volta da Tripa, subir ao Alto do Urubu..."


A"todos que me viram menino,
no jardim,atrás da igreja,
no tempo em que amávamos
desesperadamente a vida
e eu não sabia que por trás da Barra
o mundo era tão grande".


(caís da Saudade)

Deífilo Gurgel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário