terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Jovem Escritora do Livro "Águas".


Ada Lima

Jovem Areiabranquense lançando o seu livro "Águas".


 Estudou:
Graduada em Comunicação e em Letras; mestranda em Estudos da Linguagem

§  Monitoria de Práticas de Leitura e Escrita II



Ada Lima, filha Vânia Lima, neta de Francisco e Wanda Lima.
seu Email pra contato: adalima@gmail.com
Blog: www.escritosdeada.blogspot.com





Rogério Edmundo- advogado, locutor na  FM Costa Branca 104 de Areia Branca-
Programa aos Domingos

http://www.costabrancafm.com.br/


O advogado Rogério Edmundo de Souza foi reconduzido à presidência da Associação Cultural Esportiva e Recreativa Ivipanim Clube.
Rogério canta a Música " Terra de amor e poesia" dedicada a cidade Areia Branca-RN.





Antiga geração lembra bem do Maestre Totoenzinho.Era com ele que o Ivipinym Clube fazia os melhores bailes.Toda a grandeza dos metais e de uma época.Lembro um episódio em que o Centro Estudantil numa jogada diplomática conseguiu,numa mesma data, levar prá seus salões a orquestra do maestro e promover uma grandiosa festa. Arrebatando,pela primeira vez, toda primazia da realeza. Era a época estudantil.












Cantor da Salinésia




Equiberto Lira - orgulho de ser Areiabranquense.
                           Empresário Natal-RN






Encanta com sua voz nos grandes Eventos e Celebrações na Santa Missa.

Cantor junto ao  Grupo Irakitan em Areia Branca-RN. 







Escritores Areiabranquenses




Faz algum tempo que a capa e o texto acima me foram enviados por Othon. Agora, que acabei de ler esta obra primorosa, e já estou folheando o segundo livro de Chico de Neco Carteiro (Folhas de Outono),
Crônicas primorosas, relativas às suas memórias, abrangendo fatos históricos e pitorescos da recente história de Areia Branca, escritas numa linguagem simples, ao entendimento de qualquer leitor.



O cais da rua da frente, de Marco Juno Flores. Editado pelo autor, em 2007


Livros e Crônicas de Areia Branca RN


Livros José Francisco Ferreira


 Livros de José Francisco Ferreira,  O volume I foi publicado em 1997 e o 2 em 1999. Os dois volumes merecem ser apreciados pelos Areiabranquenses.

Crônicas


Escritoras da Salinésia

Escritora Socorro Fernandes
Um dia sonho voltar:


Andar livre pela praia e poder contemplar o

Mar, lá na praia de Upanema
Onde eu encontro o verdadeiro amor de Deus


Amor de Deus presente na natureza

Real, vivo, nos afirmando a louvar e dizer
Ele é o Rei, o todo poderoso que
Irradia nossa vida enchendo-a de
Alegria, esperança, e caridade


Bondade e paz porque a
Realidade dos que nele crêem é cheia de

Amor verdadeiro e

Nada pode acontecer a quem

Confia naquele

Adorado pai!

                         Flauzineide



Escritora e educadora é gestora do programa de Difusão da Literatura Feminina Potiguar e participante do programa de Escolas Leitoras. Também é Cônsul de Poetas del Mundo, Diretora de Eventos da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA/RN), Membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (Ajeb/RN), membro da Academia Virtual Sala dos Poetas.
Tu És Meu Cantar
 Por mais que busque
Viver o presente
São fortes as lembranças
Do meu lugar.
Meu passado,
Minha praia,
Minha infância,
Minha gente,
Minha mente vibra feliz a recordar.
São fortes as lembranças
Do meu mar,
De minha terra querida,
Do sal do meu lugar,
Do sol da minha praia,
Das noites de luar.
Por mais que busque
O presente,
É na lembrança
Que acalento
A saudade
De minha terra querida,
Areia Branca, tu és meu cantar!



Antônio do Vale de Souza - In Memoriam


O autor de quase todas as fotografias sobre Areia Branca nos anos 1950 – 1970: Antônio do Vale de Souza, ou Toinho do Foto, como é popularmente conhecido. Ele costuma dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras, e excetuando as legendas de suas fotos, nada mais escreveu no livro.
Capa do seu livro, com uma extraordinária coleção de fotografias. Veja o livro em
Cânone areiabranquense.

 Morreu  31 de maio de 2009, o homem que registrou em fotografias parte da história de Areia Branca.

Escritores de Areia Branca-RN

Evaldo Alves 

Evaldo Alves de Oliveira, nascido em abril de 1945, é filho de José Silvino e Ester. Em janeiro de 1960,ele e seus nove irmãos, na companhia dos pais, foram morar em Natal. Em Areia Branca, moravam na Rua do Meio, e nos últimos treze anos em AB (de 1947 a 1960) seu pai teve uma mercearia na Rua da Frente, que tinha como principal função o abastecimento das barcaças que transportavam sal. Seu pai também era músico, e tocava em uma bandinha que animava os intervalos dos filmes no Cine Coronel Fausto. Formou-se em Medicina em Natal, e em janeiro de 1972 foi para Brasília, onde se especializou em Pediatria e, posteriormente, em Homeopatia (em São Paulo).

Este livro de Evaldo Alves de Oliveira, publicado em 2001, é inteiramente autobiográfico. As deliciosas 76 páginas podem ser devoradas em algumas dezenas de minutos, de tão agradáveis. Aqui não importa se você viveu ou não em Areia Branca. Leia o livro, é universal. Corresponde perfeitamente ao princípio: Nós em Areia Branca, eles em Amarcord.
                                                             Deífilo Gurgel



Areiabranquense, essa é uma obra primorosa. Publicada pelo autor, Deífilo Gurgel, em 2002, é o resultado de treze anos de pesquisa. Renomado folclorista, o autor é mais do que afeito à pesquisa historiográfica, é um competente investigador de arquivos históricos e alfarrábios diversos. Se isso serve para justificar a qualidade da obra e lhe emprestar confiabilidade, também orienta críticas a algumas falhas editoriais.
Por exemplo, uma obra desse gênero não pode deixar de ter um índice remissivo. Não digo nem um índice onomástico, que é muito comum, digo mesmo índice remissivo, 
que é mais completo. As fotos são utilizadas sem os créditos às fontes, quer seja dos autores, ou das publicações onde elas foram obtidas. Deífilo não relaciona, ao final do livro, a bibliografia consultada. Ele o faz ao final dos capítulos. Poderia fazer assim, desde que repetisse no final.
"Lembranças"
Autor: Deífilo Gurgel
"...Quero vagabundear de novo pelas ruas: passar na Rua da Frente, ir à Fuzarca, visitar a favela, a Rua da Tarrafa, voltar ao Beco da Galinha Morta, ver o Canto do Mangue, a Volta da Tripa, subir ao Alto do Urubu..."


A"todos que me viram menino,
no jardim,atrás da igreja,
no tempo em que amávamos
desesperadamente a vida
e eu não sabia que por trás da Barra
o mundo era tão grande".


(caís da Saudade)

Deífilo Gurgel 

Livros de Máximo Rebouças

Casa Museu Máximo Rebouças
Máximo Rebouças é um jovem e idealista professor. Criou e mantém, com seus próprios recursos, a instituição-título desta mensagem. Vale a pena visitar e conversar com o professor Máximo.
Criador da Casa Museu, Máximo Rebouças acaba de lançar o oitavo livro de poesias.



Além de escrever e exercer a atividade de educador, Máximo Júnior Rebouças cuida com muito zelo e carinho da sua Casa Museu Máximo Rebouças, do qual é criador e mantenedor. No seu museu particular ele guarda um acervo invejável e riquíssimo entre documentos e objetos que são verdadeiros tesouros. São mais de 15 mil peças.
Apesar do conteúdo fabuloso, os livros de Máximo Rebouças, devido as condições financeiras do autor, são produzidos artesanalmente, à moda caseira. Os originais são datilografados e xerocados em papel ofício e encadernados em formato de caderno escolar.
Mesmo com todo esse esforço, Máximo Rebouças já conseguiu publicar as seguintes obras: “Entre Aspas”, “Sonhos Poéticos”, “Sinal de Amor”, “Setas Feridas”, “Solidão Apaixonada”, “Saudade Sentimental”, “Sabor do Pecado” e o mais recente “Confissões de amor”. Breve, estará lançando “Tentação”.


                                                                         Livros de Máximo Rebouças







Livro de ARISTIDES SIQUEIRA NETO

ARISTIDES SIQUEIRA NETO 

ARISTIDES SIQUEIRA NETO, natural de Areia Branca – RN, filho de José Lúcio de Góis e Maria Vênus Siqueira de Góis. Casado com Clivaneide Pinheiro, os filhos, Rodrigo, Michelle e Dyêgo,netos, Matheus, Lucas, Henrique e Luiza. Radialista Rural e Tapuio de Mossoró. 1968, no Rio de Janeiro.Corresponte bancário na SALMAC, Operador na Bolsa de Valores, do Bco. de Inv. do Brasil. 1971, em Brasília, Sup. da Dist. de títulos e Corretora Levy.Gerenciou a DISBRAVE, 1979,em Natal, diretor da Villa Central Publicidade, diretor comercial do Jornal Folha da Manhã, assessor do ex-Governador Lavoisier Maia,D.Fed. Flávio Rocha, ex-Governador Vivaldo Costa, Chefe de Gabinete governador Fernando Freire, 1995 a 2002, Sec. de Estado de Articulação com os Municípios, fundador dos Partidos Liberal,PRN. PPB. 2002 Candidato a Dep. Estadual com a 2º suplência, apresentador do Programa RN Em Pauta da Rádio Poti. Assessorou o Deputado Luiz Almir na campanha de prefeito. É autor dos livros: Grandes Vultos Políticos do RN I, 1985, Quem é Quem na Política do RN, 1986. 
Areia Branca Minha Terra, 1999.

Blog Aristides Siqueira
http://aristidessiqueira.blogspot.com/2011/01/historia-do-municipio-de-ateia-branca.html

Francisco Souto Sobrinho- In Memorian



Jornalista, Servidor público, Professor, Cronista Social, Escritor, FRANCISCO SOUTO SOBRINHO, ou simplesmente seu CHICO, é hoje, sem nenhuma dúvida, uma das personalidades mais expressivas desta nossa amada e apaixonante terra das salinas, a quem emprestou, por várias décadas, seu inquestionável talento. A sua trajetória é extremamente produtiva e de um elevado nível de operosidade, tendo desempenhado com imensurável competência, diversos cargos na administração municipal, entre os quais destaca-se o de Secretário Chefe de Gabinete dos prefeitos: Antonio Damásio, Coronel Ivo Pinheiro (Interventor), Carlos Antonio Soares, Luiz Duarte de Vasconcelos, Expedito Gomes Leonez e José Alfredo Rebouças. No Poder Legislativo Municipal, prestou sua valiosa contribuição como secretário da Câmara Municipal de Areia Branca. Homem com elevado espírito público, sempre teve livre trânsito entre os políticos locais, colocando seus préstimos acima de opções político-partidárias, fazendo prevalecer a sua competência e sua disposição de servir ao Município.



                                  Autor do livro: Francisco Souto Sobrinho (Chico de Janjão).


O mestre DEÍFILO GURGEL, prefaciando “Crônicas Escolhidas”, com a autoridade cultural que o caracteriza, apesar da extrema simplicidade manifesta, sentencia que “todo livro de evocações é uma operação de resgate. Tenta-se salvar para o futuro o que o tempo, como um dragão insaciável, insiste em devorar”. O autor, SOUTO SOBRINHO, portanto, faz a sua parte em tentar perenizar fatos importantes do cotidiano, inserindo-os na história da terra do sal.


Livro dos Escritores Areiabranquenses



um livro, o material apresentado por Wilson de Souza Dantas (Wilson de Moisés) é interessantíssimo para quem curtiu futebol na Areia Branca dos anos 50-70. Trata-se de uma brochura de 44 páginas, impressa pela Gráfica e Editora Arte Virtual (Mossoró), em 1995.


Da mesma forma que o trabalho de Wilson Dantas, este de José Jaime Rolim (Zé Jaime) é apresentado sob a forma de uma brochura com 50 páginas, impressa em 1998 pela Serigrafia IPE (Areia Branca).







José Nicodemus de Souza
Melodia: José Nicodemus de Souza

Junto ao mar, entre os raios alegres,
Deste sol de beleza invulgar
Tu nasceste ó terra querida,
Sobre areias da cor do luar,r

II

Pequenina, no entanto, a grandeza,
Do Estado, altaneira, constróis,
Com o sal do teu mar generoso,
No teu solo que é berço de heróis,

III

És o berço de audazes marujos,

Letra: Cuja audácia é um cruzeiro de luz,

A luzir sobre os mares gigantes,

Onde a virgem o barco conduz.



IV



As salinas luzentes paisagens,

Imaginam em telas de sol...

São as vigas de nossa pujança,

Sustentando da história do farol.

V





O porto-ilha a brilhar, sobranceiro,

Como estrela caída no mar...
O teu nome eleva e propala,
Noutras terras, feliz, a cantar.


CORO

Areia Branca, terra amada,

Terra do sol, terra do sal,

És a sereia majestosa,

Rindo esmeralda ao litoral.

**************


Livro de José Narcizio F. Rebouças


Os Livros de José Jaime-In Memorian




O livro do professor José Jaime é o mais completo do gênero, em se tratando de pessoas exclusivamente do dia a dia desta cidade. A pesquisa feita pelo escritor foi primorosa e dá a nítida impressão que ele não deixou ninguém de fora. A começar pela sua família. A mãe Ana de Souza Rolim era carinhosamente chamada de “Nana”. A esposa Antonia de Lemos Filha, é “Branquinha”. E por aí vai.
Na letra “A” José Jaime enumera mais de uma centena de pessoas com apelidos os mais diversos. De “Alicate” a “Anjinho”. Na letra “B” o pesquisador abrange um universo de personagens locais conhecidos através de alcunhas: “Brexola”, “Berro Grosso”, “Bozoca”, “Boca Negra”, “Barrão”. Na letra “C” segue outra variedade de apelidos: “Cueca”, “Chupa-Chupa”, “Chico Peidão”, “Chico Bebe Mijo”, “Chico Priquito”, “Chico Veado”...
O mais interessante no livro de José Jaime, “Recordações de Areia Branca”, são os apelidos com nomes curiosos de animais, como “Ciço Boi”, “Manel da Cachorrinha”, “Macaco”, “Chico Preguiça”, “Burrego”. Com autoridades, os destaques são para os apelidos “Cabo Ilo”, “Ciço Majó”, “Capitão da Barra”. Com lugares: “Zé Mossoró”, “Chico Macau”, “Zé Pernambuquinho”, João do Mel”, “Severina Patu”, “Zé de Grossos”.
Também há aqueles apelidos envolvendo o bonito e o feio. Vejamos: “Lindeza”, “Feioso”, “Gracinha Elegante”, “Zé Bonitinho”, “Belinha”, etc. Os religiosos: “Manel Padre”, “Antônio Sacristão”, “Manoel do Rosário”, “Divino”, “Geraldo Milagre”, “Maria Caridade”, “Raimundo de Santa”, “Chico Santeiro”. Apelidos com nomes de cores: “Chico Preto”, “Moreninha”, “Antonio Encarnado”, “Violeta”. Nomes de alimentos: “Manel Bolacha”, “Zefa Rapadura”, “Pé de Grude”, “Feijão de Corda”, “Manteiga”, “Carlinhos Beiju”, Chico dos Queijos”.
José Jaime não esqueceu de enumerar os apelidos com nome de peixes: “Vicente Baleia”, “Maria Espada”, “Pêdo Sirigado”, “Boca de Bagre”, “Amaro Carapeba”, “Cangulinho”, “Toim Dentão”. Apelidos com nomes de temperos: “Colorau”, “Manel Vinagre”, “Maninho Cebola”, “Cabeça de Alho”, “Cebolinha”. Apelidos com frutas: “Raimundo Caju”, “Manga Azeda”, “Chico Melão”, “Ciço Macaúba”. Com Fumos e congêneres: “Fumo Bom”, “Mariquinha Cachimbo”, “Charuto”, “Brejeiro”, “Fumeiro”, Coxia”. Apelidos com batráquios: “Jia”, “Sapo Verde” e “Caçote”.
Outras curiosidades contidas no livro de José Jaime, são os apelidos com nome de flores, como “Rosinha” e “Violeta”. Os fogos de artifícios também emprestaram suas denominações a muitos areia-branquenses, como “Zé Chumbinho”, “Busca-Pé” e “Caramuru”. Com bebidas destaque 

para os conhecidos “Chico do Vinho”, “Chico da Cachaça” e “Marcos Montila”. Com transportes: “Pêdo Caminhão”, “Chico da Lambreta”, “Marinete”, “Carlinhos Motorzinho”. E também apelidos com nome de insetos: “Vicente Besouro”, “João Barata”, “Piolho”, “Mosquitinho”. E agora a vez das aves: “Passo de Ema”, “Chico das Galinhas”, “Passarinho” e “Antonho do Galo”.         
Por último, o livro de José Jaime trás preciosidades como os apelidos com números: “Duzentos”, “Zé Treze Anos”, “Duas de Cem”, e “Cinqüentinha”. Com répteis: “Cobra”, “Maria Jararaca”, “Manel Lagartixa” e “Pêdo Jacaré”. Com assombrações: “Tatico Diabo”, “Visão da Noite”, “Alma” e “Cão”. E finalmente, apelidos com times de futebol: “Severina Bangu”, “Baraúna”, “Oscar Flamengo”, “Ceará” e “João Gama”.
Uma observação feita pelo autor, é que todos os apelidos contidos no livro foram escritos de acordo como são pronunciados e conhecidos, mesmo que isso implique em erro de ortografia.




Zé Jaime apresenta pequenas crônicas e algumas informações similares a verbetes de uma enciclopédia sobre diversos assuntos, desde o Congresso Eucarístico de 1938 até amenidades do dia-a-dia, como as aventuras no beco do carago. Embora não tenha passado por um bom tratamento editorial, para uma apresentação mais ordenada das crônicas e dos verbetes, o material é muito interessante.